O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou nesta quinta feira o calendário de reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM), para o ano de 2012. As reuniões acontecerão em:
- 17 e 18 de janeiro;
- 6 e 7 de março;
- 17 e 18 de abril;
- 29 e 30 de maio;
- 10 e 11 de julho;
- 28 e 29 de agosto;
- 9 e 10 de outubro;
- 27 e 28 de novembro.
Criado em 1996, o COPOM tem como objetivos estabelecer as diretrizes da política monetária de responsabilidade do BCB, bem como definir o patamar da taxa Selic (taxa básica de juros da economia brasileira).
Formado pelos diretores do BCB, o COPOM reune-se oito vezes por anos ordinariamente e extraordinariamente quando necessário. As reuniões se extendem por dois dias (terças e quartas-feiras) e, ao final de cada reunião, é emitido um breve comunicado, para dar publicidade às decisões. Na quinta-feira da semana seguinte é divulgada a ata completa da reunião.
O COPOM é peça chave do sistema de metas para a inflação, criado também em 1996, pois, torna mais transparentes os motivos e as decisões tomadas pela diretoria colegiada do BCB. Além das atas, o COPOM emite trimestralmente o Relatório de Inflação, onde é apresentada uma análise pormenorizada do estado da economia brasileira, bem como as projeções futuras de inflação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário