quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rentabilidade Tesouro Direto - outubro de 2011

Segue abaixo a rentabilidade bruta dos títulos títulos públicos à venda no Tesouro Direto (TD) em outubro de 2011. Para fins de comparação, iremos publicar a variação do DI-CETIP, que é a base para a remuneração dos CDBs posfixados. Também iremos publicar a variação da poupança.

O ranking foi elaborado através dos dos preços dos títulos públicos (PU) obtidos no site da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Lembramos que, para se obter a rentabilidade líquida, é necessário descontar da rentabilidade bruta as taxas cobradas por seu agente de custódia, bem como o do Imposto de Renda devido.

Neste mês não foram realizados pagamentos de cupons (NTN-F ou NTN-B).

A curva de juros terminou outubro em queda, principalmente para os prazos mais longos. Nesse mês em que apenas as NTN-B com vencimento em 2015 tiveram retorno inferior ao DI-CETIP, destaque para as NTN-B com vencimento acima de 2020.

Apenas para fins de comparação, a poupança rendeu no mês de outubro 0,56%. Em 2011, a rentabilidade acumulada da poupança foi de 6,03%. Lembre-se que o rendimento da poupança é isenta de Imposto de Renda. Também não são cobradas na poupança taxas de administração, performance, custódia etc.

Importante ressaltar que este este artigo é meramente informativo e não deve ser considerado como recomendação de investimento, nem deve servir como única base para tomada de decisões de investimento. Antes de efetuar seus investimentos no TD e, para melhor entendimento do programa e das características dos títulos públicos negociados através desta plataforma, recomenda-se a leitura cuidadosa do regulamento, bem como a leitura de outros artigos, a realização de cursos e consulta à excelente página do programa no site da Secretaria do Tesouro Nacional.

Ranking elaborado por Flávio Girão Guimarães.

Outros artigos sobre o Tesouro Direto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário