Já na segunda semana de fevereiro apontamos que o IBOV havia entrado em uma tendência de baixa. Na terceira semana apontávamos para a possibilidade de uma leve subida até os 68.000 pontos por parte do IBOV, sem comprometimento da tendência de baixa em que o IBOV havia entrado. Durante o começo de abril, o IBOV atingiu os 68.000 pontos, retomando a tendência de baixa logo em seguida, tendência que se mantém até hoje.
Durante nossas análises, apontamos alguns possíveis trades. De um total de 5 trades, 3 obtiveram lucro e 2 foram estopados com prejuízo. Todos estes trades foram apontados em nossas análises semanais. A planilha abaixo elenca os trades, a data de entrada e os pontos de saída, seja via stop seja via realização total ou parcial de lucros:
Os trades que trouxeram lucros foram trades de VENDA. Este também é um ponto importante e que poucos conhecem e exploram, que é o trade de VENDA. Quando o mercado cai e a maioria dos ativos entra em tendência de baixa, o melhor a se fazer é trabalhar na ponta vendedora. As bolsas de valores disponibilizam mecanismos para aqueles que queiram lucrar com as quedas nos preços dos ativos, dentre eles destacamos a venda alugada de ativos ou a venda a descoberto disponível para operações de day trade.
A utilização de stop, a identificação de tendências, suportes/resistências, bem como técnicas para se lucrar quando o mercado cai, serão temas tratados em posts futuros do ABC do dinheiro. A partir desta semana, o ABC do dinheiro disponibilizará uma série de artigos introduzindo os principais conceitos desta que é uma das mais poderosas ferramentas de análise de ativos disponíveis no mercado, que é a Análise Técnica.
Artigo escrito por Gustavo Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário