domingo, 13 de março de 2011

Ranking Fundos DI - Fevereiro 2011

Apresentamos o primeiro Ranking de Fundos de Investimento do ABC do Dinheiro! Por se tratar da família de fundos mais popular entre os investidores, escolhemos começar nosso ranking com os fundos referenciados DI. Esses fundos são compostos na sua grande maioria por títulos públicos pós-fixados e por isso são considerados de baixo nível de risco e mais atraentes em um momento de alta da taxa de juros (SELIC).

A rentabilidade dos fundos referenciados DI é fortemente influenciada pelo valor da taxa de administração do fundo. Quanto menor a taxa maior a rentabilidade. Porém, na maioria dos casos o cliente só consegue taxas de administração mais baixas em função do aporte inicial. Quanto maior o aporte inicial menor a taxa de administração. Se a taxa de administração for muito alta pode ser que o fundo referenciado DI tenha sua rentabilidade menor que a poupança ou o Tesouro Direto (como já relatamos no artigo Fundo DI X CDB X Poupança).

Os fundos foram separados por valor de aporte e classificados de acordo com a rentabilidade acumulada nos últimos 24 meses. No ranking de fevereiro/2011 destacamos o resultado do Banco do Brasil, pois aparece como primeiro ou segundo colocado em praticamente todas as faixas de valor de aplicação.

Para a escolha dos fundos de investimento que compõem nosso ranking, selecionamos os bancos de maior abrangência nacional, visando melhor atender nosso público leitor.

Escolha o Banco e o valor da aplicação:

































Bancos pesquisados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Santander e BRB.


Dados obtidos no http://www.portaldoinvestidor.gov.br/.

O período analisado nesse ranking compreendeu os últimos 24 meses, encerrados em fevereiro de 2011.

Essa primeira versão do ranking pode ser visualizada, sem restrições, no Internet Explorer e Opera. Estamos trabalhando para adaptar o ranking aos demais navegadores.
Este material é meramente informativo e não deve ser considerado como recomendação de investimento ou oferta para a aquisição de cotas de fundos ou outros investimentos, nem deve servir como única base para tomada de decisões de investimento. Para avaliação da performance do fundo de investimento, é recomendável uma análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Performance passada não é garantia de rendimentos futuros. Antes de efetuar seus investimentos e para melhor entendimento dos produtos, recomenda-se a leitura cuidadosa dos Regulamentos/Prospectos dos Fundos.
Em caso de dúvida, fale com o seu Gerente de Relacionamento. As aplicações em Fundos de Investimento estão sujeitas a riscos de investimento, incluindo a possibilidade de perda do capital investido e não são garantidas pelos Administradores, pelo seu banco, por qualquer mecanismo de seguro ou ainda pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Os fundos de Renda Fixa, Multimercados sem renda variável e Multimercados com renda variável, Cambiais, Balanceados e de Renda Variável utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas e em alguns casos até consequente aporte adicional de recursos."
Ranking elaborado por Eduardo Jeyson.

NOTA (14/03/2011): o leitor mborges nos alertou que inadivertidamente deixamos de fora de nosso ranking os fundos da família Estilo e Private do Banco do Brasil. Revisamos nossa base de dados e incluímos tais fundos, republicando o ranking na data de hoje.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo levantamento! Mas fiquei com dúvida com relação ao BB. Pareceu-me que não entraram os fundos Estilo. E vi no site do BB, por exemplo, que o Fundo Ref DI LP Estilo teve rendimento acumulado nos últimos 24 meses de 19,68%, com taxa de administração de 0,7%.

    ResponderExcluir
  2. Prezado mborges,

    Você tem toda razão. Devido a um problema na base de dados, deixamos os fundos da família Estilo e Private do Banco do Brasil de fora do ranking.

    Após o seu comentário, geramos uma nova base de dados, incluíndo tais fundos e republicamos nosso ranking.

    Aproveitamos o ocorrido para iniciar uma operação "pente-fino", para verificarmos se o mesmo erro aconteceu com os demais bancos da amostra.

    Agradecemos o seu comentário e apreciamos qualquer comentário ou crítica que venha no sentido de melhorarmos cada dia mais o site ABC do Dinheiro.

    Atenciosamente,

    Administrador
    ABC do Dinheiro

    ResponderExcluir