A rentabilidade dos fundos referenciados DI é fortemente influenciada pelo valor da taxa de administração do fundo. Quanto menor a taxa maior a rentabilidade. Porém, na maioria dos casos o cliente só consegue taxas de administração mais baixas em função do aporte inicial. Quanto maior o aporte inicial menor a taxa de administração. Se a taxa de administração for muito alta pode ser que o fundo referenciado DI tenha sua rentabilidade menor que a poupança ou o Tesouro Direto (como já relatamos no artigo Fundo DI X CDB X Poupança).
Os fundos foram separados por valor de aporte e classificados de acordo com a rentabilidade acumulada nos últimos 24 meses. No ranking de fevereiro/2011 destacamos o resultado do Banco do Brasil, pois aparece como primeiro ou segundo colocado em praticamente todas as faixas de valor de aplicação.
Para a escolha dos fundos de investimento que compõem nosso ranking, selecionamos os bancos de maior abrangência nacional, visando melhor atender nosso público leitor.
Escolha o Banco e o valor da aplicação:
Bancos pesquisados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Santander e BRB.
Dados obtidos no http://www.portaldoinvestidor.gov.br/.
O período analisado nesse ranking compreendeu os últimos 24 meses, encerrados em fevereiro de 2011.
Essa primeira versão do ranking pode ser visualizada, sem restrições, no Internet Explorer e Opera. Estamos trabalhando para adaptar o ranking aos demais navegadores.
Este material é meramente informativo e não deve ser considerado como recomendação de investimento ou oferta para a aquisição de cotas de fundos ou outros investimentos, nem deve servir como única base para tomada de decisões de investimento. Para avaliação da performance do fundo de investimento, é recomendável uma análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Performance passada não é garantia de rendimentos futuros. Antes de efetuar seus investimentos e para melhor entendimento dos produtos, recomenda-se a leitura cuidadosa dos Regulamentos/Prospectos dos Fundos.
Em caso de dúvida, fale com o seu Gerente de Relacionamento. As aplicações em Fundos de Investimento estão sujeitas a riscos de investimento, incluindo a possibilidade de perda do capital investido e não são garantidas pelos Administradores, pelo seu banco, por qualquer mecanismo de seguro ou ainda pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Os fundos de Renda Fixa, Multimercados sem renda variável e Multimercados com renda variável, Cambiais, Balanceados e de Renda Variável utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas e em alguns casos até consequente aporte adicional de recursos."
Ranking elaborado por Eduardo Jeyson.NOTA (14/03/2011): o leitor mborges nos alertou que inadivertidamente deixamos de fora de nosso ranking os fundos da família Estilo e Private do Banco do Brasil. Revisamos nossa base de dados e incluímos tais fundos, republicando o ranking na data de hoje.
Parabéns pelo levantamento! Mas fiquei com dúvida com relação ao BB. Pareceu-me que não entraram os fundos Estilo. E vi no site do BB, por exemplo, que o Fundo Ref DI LP Estilo teve rendimento acumulado nos últimos 24 meses de 19,68%, com taxa de administração de 0,7%.
ResponderExcluirPrezado mborges,
ResponderExcluirVocê tem toda razão. Devido a um problema na base de dados, deixamos os fundos da família Estilo e Private do Banco do Brasil de fora do ranking.
Após o seu comentário, geramos uma nova base de dados, incluíndo tais fundos e republicamos nosso ranking.
Aproveitamos o ocorrido para iniciar uma operação "pente-fino", para verificarmos se o mesmo erro aconteceu com os demais bancos da amostra.
Agradecemos o seu comentário e apreciamos qualquer comentário ou crítica que venha no sentido de melhorarmos cada dia mais o site ABC do Dinheiro.
Atenciosamente,
Administrador
ABC do Dinheiro